sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Projeto "A Natureza e a Saúde em Ação" vence o Projeto Reviva o Mestre de 2011.
O Projeto Reviva o Óleo com muito orgulho parabeniza os finalistas do Projeto Reviva o Mestre pela apresentação realizada no dia 01/12/2011 e desempenho de seus projetos ambientais desenvolvidos durante o ano de 2011. Ambos atingiram seus objetivos e trabalharam com garra, determinação e objetividade na conscientização da preservação ambiental.
Parabéns por mais essa etapa, continuem a desenvolver com amor, carinho e determinação suas ações.
Em analise as votações de nossos convidados,em uma votação acirrada e disputada elegeu como campeão o Projeto "A Natureza e a Saúde em Ação", da escola EMEB Alcinéia Gouveia de Freitas da cidade de Orlândia por uma diferença mínima, ficando assim em segundo lugar o "Projeto Contando Gotas" da escola EMEF Dely Guarnieri Pereira de Oliveira da cidade de Morro Agudo.
Gostaria de parabenizar o projeto campeão e comunicar ao Projeto Contando Gotas que os Professores responsáveis pela execução do Projeto irão receber um prêmio Brejeiro nos Próximos dias.
Obrigada pela participação de todos que colaboraram com o Projeto Reviva o Óleo.
Reviva o Óleo Atitude que Preserva Vida.
Sonali de Oliveira Silva - Assessora do Projeto Reviva o Óleo.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Projeto “Contando Gotas” é encerrado com diversas apresentações.
Os alunos da Escola “Profª Dely Guarnieri Pereira Oliveira” participantes do Projeto Contando Gotas, que trabalharam durante todo o ano com o intuito de divulgar a importância da água para a vida, mobilizados pelo slogan “não espere a última gota cair”, finalizram os trabalhos com diversas apresentações, na noite de quarta-feira, 9, no Auditório “Euclides Borges da Silva”.
A concepção das atividades do “Contando Gotas” iniciou com o desafio de elaborar ações ambientais para o projeto “Reviva o Mestre” desenvolvido pela empresa Brejeiro pelo segundo ano consecutivo. A ideia foi aderida pela Escola e pelos professores, Adriana Molina, Carla Moraes, Érika Rodrigues e Rosení Gonçalves envolvendo alunos do 1º ano B, 3º ano D e Sala de Recursos, funcionários e as coordenadoras Maria Lisângela Souza e Sônia Marcório.
Durante o encerramento do Projeto foi exibido a poesia Água, do escritor Mario Humberto Caputti; documentário da Carta de 2070; apresentações teatral e musical, e o lançamento do vídeo do Projeto.
Para Lisângela o grande desafio dos trabalhos foi a mudança de hábito em reduzir o consumo da água. “Esse projeto não termina aqui, a consciência continua dentro de cada um e levaremos para a vida toda. Faça também a sua parte, economize água”, disse.
As famílias que obtiveram maior diminuição no consumo de água das residências receberam premiação com kits alimentícios da empresa Brejeiro.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
REVIVA O ÓLEO : LEVA ALUNOS AO CINEMA
No dia 08 de Novembro ocorreu a premiação do Desafio do Brejolinho para as escolas: EMEF Alzira de Batatais, EMEF Djalma Pimentel de Buritizal, EMEF Major Victor Ramos de Cravinhos, EMEF Dr. EMEF Helena Telles de Guará, EMEF Arthur Oliva de Orlândia, EMEF Profª Esméria Andrucioli e EMEF Yolanda Luis Sichieri de Pontal, EMEB José Renato N. Ambrosio de São José da Bela Vista e EMEF Lazaro Cassimiro Lima de Restinga.
A sessão aconteceu no Cine Caium em Ribeirão Preto com exibição do Filme "Os Smurfs " - Classificação livre - Animação - Dublado - Duração: 01h26min . Foram contemplados 299 alunos. Receberam pipoca e refrigerante.
Esta premiação é devido ao Desafio do Brejolinho onde as escolas arrecadaram o óleo de cozinha usado, as salas que alcançaram a classificação de primeiro ou segundo lugar na ação receberam o passeio.
O Projeto Reviva o Óleo, agradece todo o empenho, dedicação e compreensão de todos os professores e alunos envolvidos.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Meio Ambiente: Caiação das árvores
Conta a História que no passado um general francês avançava com suas tropas sobre todos os países da Europa, até Moscou. Era um gênio militar e tendo que movimentar soldados à noite, para facilitar isso, mandou pintar de branco as árvores marginais das estradas.Mais tarde, provavelmente na Europa, alguns prefeitos devem ter aproveitado a idéia da caiação para mostrar serviço, pintando as árvores de suas cidades.
Talvez, quem sabe, um brasileiro intrépido, imitador, trouxe para o nosso país o negativo costume.
Aqui, prefeitos de cidades grandes e pequenas, querendo dar demonstração de boa administração, correm para fazer este trabalho.
A prática comum de caiar os troncos das árvores não tem função benéfica. A cal é tóxica para os liquens (associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas) que vivem nos troncos.
A árvore é um ente vivo, não é um móvel de madeira, nem um poste.
Pintar uma árvore é tentar matá-la aos poucos, é querer fazer esquecer que a árvore também é vida.
Alguns argumentam que a pintura serve para afugentar e matar formigas. A cal não tem efeito algum sobre os insetos. Este é um problema cultural e não passa de um folclore.
Algumas espécies vegetais não respiram somente pelas folhas, possuem nos troncos estruturas chamadas lenticelas que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando-a.
Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar o tronco, o que também é esteticamente muito feio. Não se vestem meias colegiais em árvores.
Diga não a este costume triste e sem nenhuma justificativa ou defesa.
É chegada à hora do homem cessar o processo de transformação do ambiente e dos entes da natureza.
José Fernando Martinelli
Engenheiro Agrônomo
Secretário Municipal do Meio Ambiente de Orlândia
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Alunos do Projeto “Contando Gotas” visitam nascente de água.
Os alunos do Projeto “Contando Gotas” da Escola Dely Guarnieri visitaram uma das nascentes de água da cidade de Morro Agudo, na terça-feira, dia 20.
Durante o passeio os alunos receberam informações da qualidade da água da nascente, o percurso até o consumo, e também, coletaram amostras para futuros estudos, uma aula extraescolar de conscientização e preservação do meio ambiente.
Para encerrar o passeio os estudantes confraternizaram com um delicioso piquenique.
Faça parte você também dessa ação... Economize água!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Projeto A natureza e a Saúde em Ação comemora dia da Árvore com teatro para os alunos.
O Projeto A natureza e a Saúde em Ação comemora dia da Árvore com teatro para os alunos da EMEB Profª Alcinea Gouveia de Freitas.
Os alunos do 5º ano C dramatizaram a Peça teatral: O Planeta em Apuros, deixaram para os alunos uma mensagem de que cada um é responsável pelo Meio Ambiente.
A peça contou com várias músicas que ajudaram os alunos a perceber que cada um pode fazer sua parte e ajudar o Planeta Terra.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
BREJEIRO Recebe Certificado de Destaque de Preservação Ambiental.
Focado no conceito de reduzir o impacto ambiental para obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o Planeta. O Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo no dia 02 de agosto de 2011, se reuniu em Brasília com órgãos ambientais tais como: IBAMA, CONAMA, MMA e as secretarias estaduais de Meio Ambiente da região Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, e Centro Oeste, juntos elaboraram uma pesquisa para verificar quais empresas vêm cumprindo com as normas e leis ambientais vigente, onde a Produtos Alimenticios Orlandia S/A Com. Ind – Brejeiro foi selecionada como destaque ambiental neste ano de 2011.
Esta premiação ocorre desde 2005, possuindo vários critérios de avaliação com os temas de Água e Efluentes, Energia, Matérias-Primas e Resíduos, Emissões Atmosféricas e Educação Ambiental.
A Diretoria do Brejeiro sente orgulho em ser reconhecido na esfera empresarial nacional. Através deste reconhecimento acredita estar contribuindo como agente de transformação para construção de uma sociedade mais justa com uma economia sustentável.
Brejeiro. Essa marca é outra história
Projeto: A Natureza e a Saúde em Ação desenvolve com os alunos uma Horta Vertical.
O Projeto A Natureza em Ação, com o objetivo de ensinar aos alunos que podemos aproveitar todos os espaços e diferentes materiais reciclados, foi plantada uma belíssima horta vertical com o auxilio dos professores, funcionários e alunos. Uma vez mais, o projeto vem trazendo a integração de todos da Escola.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Projeto: A Natureza e a Saúde em Ação - parte 1
HORTA ESCOLAR
A escola está cultivando uma horta com os alunos, onde estão sendo plantadas mudas de alface, almeirão, rúcula, couve, cebolinha e salsinha, cenoura, tomate.
Com o objetivo de incentivar os alunos a terem uma alimentação mais saudável, temos investido no trabalho com a horta, onde os alunos vivenciam desde o plantio, os cuidados e o crescimento das plantas, a colheita, a higienização e a degustação. Os alunos também tem a oportunidade de levar as verduras para casa e compartilhar na refeição com seus familiares.
Segundo os alunos o projeto está muito gostoso e nutritivo!!!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Projeto Contando Gotas
Projeto Reviva o Óleo participa de Gincana.
O Projeto Reviva o Óleo em parceria com a escola Coopam, no dia 10 de Setembro esteve presente no Clube da Carol participando de umas das atividades proposta pela gincana da escola.
O objetivo era realizar uma prova onde as equipes que coletassem a maior quantidade de óleo usado ganhariam em troca pontos para a gincana, foram coletados 160 litros de óleo usado, trocados na proporção 4:1, somando a quantidade entregue de 40 frascos de óleo de soja Brejeiro, doados pela Coopam ao grupo Alma.
A equipe do Projeto Reviva o Óleo agradece a participação na gincana e a toda equipe organizadora do evento.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Projeto Contando Gotas participa das comemorações cívicas.
No último dia 07/09 (quarta-feira), houve uma comemoração cívica em Morro Agudo alusivo ao Sete de Setembro.
O Projeto contando gotas marcou presença, já que o tema deste ano do desfile foi a saúde e o cuidado com a água é primordial.
Houve dança, desfile e apresentação das banda Municipal e do Projeto Nucleal.
Escola Alcinea Participa do Desfile em comemoração ao dia 7 de Setembro
Escola Alcinea Participa do Desfile em comemoração ao dia 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil com o tema: Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem; foram apresentadas á população peças confeccionadas com material reciclável como: Tartaruga Marinha (animal em extinção) produzida com tampinhas de garrafas descartáveis, bandeira do Brasil reciclada confeccionada com recortes de revistas , roupas recicláveis e acessórios confeccionadas com sacos de leite, retalhos de tecidos, saco de lixo e lacres de refrigerante. Os professores e alunos apresentaram a faixa do Projeto Reviva O Mestre em parceria com o Projeto Reviva o Óleo.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Projeto “Contando Gotas” promove distribuição do Jornalzinho Escolar.
Durante o primeiro semestre, na EMEF “Dely Guarnieri Pereira de Oliveira” foram realizadas várias ações de conscientização sobre o tema água, interagindo ativamente nas ações propostas o total 496 estudantes, professores, funcionários e os pais de alunos da escola, com o apoio do Projeto Reviva o Óleo e o Brejeiro.
O sucesso foi tanto que as ações transformaram-se em notícias para o Jornalzinho Escolar denominado “Contando Gotas”.
Na 1ª edição, com tiragem de 600 exemplares foi possível apreciar leituras informativas sobre o tema água, atividades desenvolvidas pelos alunos como dança, palestra, filme e também uma página interativa com passatempos.
Faça sua parte. Economize água!!!!
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Escola Alcinea realiza coleta de recicláveis todas as semanas em parceria com Cooperlol.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Projeto Reviva o Mestre: Projeto Contando Gotas Realiza Visita ao Tratamento de Água do Município de Morro Agudo.
No dia 05/07/2011, os alunos da EMEF Dely Guarnieri Pereira de Oliveira, envolvidos no Projeto Contando Gotas juntamente com seus professores fizeram uma visita ao tratamento de água do município de Morro Agudo.
Visita essa que veio de encontro aos assuntos abordados durante o semestre, com isso os alunos puderam visualizar o caminho percorrido pela água desde a sua chegada ao tratamento de água, o processo usado para tratar essa água e como ela ficará propícia para o consumo.
Os alunos ficaram encantados com o processo de tratamento e agradecidos pela visita.Após a visita realizaram um piquinique em um parque próximo, e com capricho os professores explicaram sobre o uso do local e o cuidado com o lixo para manter a cidade sempre limpa e bem cuidada.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Como foi o Reviva nos ultimos anos.
Como foi a realização do Projeto .
Sucesso alcançado com muito trabalho e esforço, além da cooperação da sociedade.
Continue contribuindo com o meio ambiente.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Alunos do Projeto “Contando Gotas” compõem música.
Os alunos do “Projeto Contando Gotas” com a orientação da professora Carla Cristina de Moraes Souza, fizeram uma música sobre o desperdício da água.
A música foi escrita pelos alunos com arranjos musicais de Marquinhos( Grupo Pássaro Livre de São Joaquim da Barra).
O sucesso foi tanto que a música já é cantada por todos os alunos e é usada como sinal do recreio e saída na Escola.
O “Projeto Contando Gotas” convida a toda população para cantarmos juntos a música educativa:
MÚSICA: ÁGUA, ASSUNTO SÉRIO
Pingando daqui,
Pingando dali,
Com as torneiras abertas
Não podemos sorrir.
É muito sério
Falar sobre a água
Um bem que Deus criou
Ao ser humano agradou
E a natureza adotou.
Por isso amiguinhos
Vamos colaborar
Fechar as torneiras
E não desperdiçar
Demora no banho
Borrachas ligadas
São atitudes que precisam ser mudadas
Pra que a água não falte
Vamos ser consciente
Economizar!
Usar na medida certa
Não desperdiçando água
Tudo vai melhorar.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Projeto Reviva o Óleo Realiza Entrega de Óleo Novo na Cidade de Barretos
O Projeto Reviva o Óleo esteve na cidade de Barretos –SP no dia 28/06/2011, realizando a entrega de óleo novo para as crianças participantes do Desafio do Brejolinho, realizado em 20 escolas participantes da cidade.
A cidade de Barretos coletou 2.948 litros de óleo de cozinha usado. O ano de 2011 é o primeiro em que a cidade participa e desde já mostrou a importância e dedicação com a preservação do meio ambiente.
Foram entregues 737 frascos de óleo de soja Brejeiro aos alunos que se mostraram motivados e determinados a continuar armazenar o óleo de cozinha usado, não o jogando na rede de esgoto, evitando a poluição do meio ambiente.
A equipe do Projeto Reviva o Óleo, agradece a participação de todos os envovildos e deseja que a continuidade do projeto na cidade de Barretos,contribuindo com a transformação para construção de uma sociedade mais justa com uma economia sustentável.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Projeto Reviva o Mestre (Morro Agudo) Realiza Palestra Ambiental
Nesta terça-feira (21/06) foi ministrada uma palestra ambiental no auditório “Euclides Borges da Silva”, cujo tema foi “O uso consciente da água”. O palestrante Welton Araújo Cintra, funcionário da Sabesp de Franca abordou a preocupação com a água e seus benefícios para a sobrevivência humana. Foram citadas informações importantes como a qualidade da água, saneamento básico, reabastecimento e principalmente dicas práticas de economia de água.Estavam presentes, a Srª Helena D. Andrade (Secretária da Educação), Luiz Fernando Cardoso (representante da Secretaria do Meio Ambiente), Sonali (representante da nossa parceria com a Empresa Brejeiro), professores, pais, alunos, totalizando um público de 108 pessoas.
A escola Dely agradece a todos pela participação e pela parceria.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Projeto Reviva o Óleo inicia desafio do Brejolinho nas escolas
O Desafio do Brejolinho do ano de 2011 iniciou-se no mês de maio, onde até o momento foi realizado em 05 cidades; Barretos, Orlândia, São José da Bela Vista, Guará, e Buritizal, com o apoio das prefeituras e escolas, através da mobilização dos alunos divididos por equipes ou salas para a coleta de óleo de cozinha usado gerado pela população. Todo óleo de cozinha coletado pelas escolas será trocado na proporção 4:1 e convertido em arroz ou óleo de soja Brejeiro para o Fundo de Solidariedade da cidade, ou conforme contrato, convertido em troca de óleo de soja Brejeiro para os alunos participantes.
O Desafio do Brejolinho tem como objetivo incentivar a coleta de óleo usado destinado para um fim ecologicamente correto; despertar noções de cidadania e servir como instrumento de conscientização ambiental para a sociedade; visa a mudança de hábitos para garantir a preservação do meio ambiente e a integração entre escola e família.
As cidades participantes até o momento coletaram respectivamente:
Barretos: 2.947,50L,Ecola Campeã: E. M. Giuseppe Carnímeo (fundamental II)
Orlândia: 488L, Escola Campeã:EMEB Arthur Oliva
São José da Bela Vista:406L,Escola Campeã:EMEB José Renato Nogueira Ambrósio
Guará:1.140L,Escola Campeã:EMEF "Dr. Nehif Antônio"
Buritizal: 148L,Escola Campeã:EMEF Djalma Pimentel
A equipe Projeto Reviva o óleo, agradece a participação dos professores, coordenadores e alunos nas atividades realizadas no desafio.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Projeto “Contando Gotas” promove dia do Cineminha
A EMEF "Dely Guarnieri Pereira de Oliveira", com o apoio da Secretaria da Educação e em parceria com a empresa Brejeiro realiza mais uma etapa do Projeto "Contando Gotas".
Nesta etapa, os alunos da Escola Dely assistiram ao filme "Rio" e um documentário sobre o ciclo da Água.
O Projeto "Contando Gotas" visa a conscientização das pessoas e que é hora de mudar, economizar e realizar ações para preservar o meio ambiente.
A escola também realizou uma peça teatral sobre a Coleta Seletiva, com os personagens, Lelé e Cuca de São Paulo.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Projeto Reviva o Óleo comemora 03 anos de sucesso.
Neste mês de junho o Projeto Reviva o Óleo, competa 03 anos de muito sucesso, que não podiam deixar de ser comemorados.Foram realizadas diversas atividades, como, entrega de certificados em Destaque de Preservação Ambiental, Tendas e a participação do mascote Brejolinho na semana do Meio Ambiente.
A Equipe Reviva o Óleo agradece a participação e dedicação a todos os evonvildos nas atividades realizadas, e espera continuar obtendo o sucesso na aplicação do Projeto, gerando resultados assim como nos anteriores, para com o Meio Ambiente que já podem ser observados.
Reviva o Óleo - Atitude que Preserva.
A Equipe Reviva o Óleo agradece a participação e dedicação a todos os evonvildos nas atividades realizadas, e espera continuar obtendo o sucesso na aplicação do Projeto, gerando resultados assim como nos anteriores, para com o Meio Ambiente que já podem ser observados.
Reviva o Óleo - Atitude que Preserva.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Escola Urbano-I inicia Projeto de Coleta Seletiva
Escola Urbano-I foi selecionada pela Brejeiro como uma pré-finalista do Projeto Reviva o Mestre, intitulado de “Coleta Seletiva na escola: Alunos multiplicadores da Conscientização Ambiental”, na qual iniciaram em abril as reuniões e será desenvolvido ao longo do ano. Com o objetivo de aplicar a coleta seletiva na escola, de forma planejada e estruturada, na qual serão contextualizados os benefícios e a importância da reciclagem do lixo e a preservação ambiental, visando à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento da responsabilidade cidadã dos alunos. A coleta seletiva será integrada a um programa mais amplo, na qual buscará, além da conscientização ambiental, a adoção do consumo responsável, a redução do desperdício de recursos naturais e o respeito à natureza.
O projeto conta com a parceria da Brejeiro, da COOREG (Cooperativa de Reciclagem de Guará) e com o apoio dos dirigentes, professores e funcionários da instituição de ensino e da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação de Guará-SP.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
ESCOLA DELY INICIA PROJETO AMBIENTAL
Com o apoio da Secretaria da Educação teve início no final de abril o Projeto Ambiental Contando Gotas, com o envolvimento alunos, professores, funcionários e pais da Unidade Escolar. O projeto em parceria com o Brejeiro tem como objetivo o uso consciente da água na escola e nas residências dos alunos.
As ações previstas contam com visitas, registros com fotos, relatórios escritos, teatros, panfletos informativos, cartazes, filmes direcionados, coleta do talão da conta de água dos alunos etc.
A equipe Dely conta com o apoio de todos, na mudança de hábito no consumo consciente da água.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
O Que é Biodiesel?
O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.
Para que você entenda melhor esse processo, veja como funciona:
As mistura entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida pela letra B, mais o número que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem 20% de biodiesel, é B20.
A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada, se for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai se chamar B100.
Definição Geral:
Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.
Definição Geral estendida:
Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.
Definição Técnica:
Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais e designado B100.
Definição da legislação brasileira:
Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.
O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações industrias restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6751. Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.
Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel, respectivamente.
A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
• Puro (B100)
• Misturas (B20 – B30)
• Aditivo (B5)
• Aditivo de lubricidade (B2)
As misturas em proporções volumétricas entre 5% e 20% são as mais usuais, sendo que para a mistura B5, não é necessário nenhuma adaptação dos motores.
O biodiesel é perfeitamente miscível e físico quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral, podendo ser usado em motores do ciclo diesel sem a necessidade de significantes ou onerosas adaptações.
Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico.
Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.
Fonte : Biodiesel Br (http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm )
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.
Para que você entenda melhor esse processo, veja como funciona:
As mistura entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida pela letra B, mais o número que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem 20% de biodiesel, é B20.
A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada, se for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai se chamar B100.
Definição Geral:
Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.
Definição Geral estendida:
Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.
Definição Técnica:
Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais e designado B100.
Definição da legislação brasileira:
Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.
O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações industrias restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6751. Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.
Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel, respectivamente.
A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
• Puro (B100)
• Misturas (B20 – B30)
• Aditivo (B5)
• Aditivo de lubricidade (B2)
As misturas em proporções volumétricas entre 5% e 20% são as mais usuais, sendo que para a mistura B5, não é necessário nenhuma adaptação dos motores.
O biodiesel é perfeitamente miscível e físico quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral, podendo ser usado em motores do ciclo diesel sem a necessidade de significantes ou onerosas adaptações.
Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico.
Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.
Fonte : Biodiesel Br (http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm )
terça-feira, 17 de maio de 2011
Projeto Reviva o Mestre Inicia-se na E.M.E.B. Profª Alcinea Gouveia de Freitas - Orlândia.
Projeto Reviva o Mestre- Escola Alcinea - Orlândia.
Cooperlol realiza palestra sobre Reciclagem e Meio Ambiente na EMEB Profª Alcinea Gouveia de Freitas.
Aconteceu na quarta-feira, dia 11/05/2011, uma palestra ministrada por Anderson e Nininha, integrantes da Cooperlol de Orlândia aos alunos e professores da escola.
A escola está desenvolvendo com os alunos o Projeto Natureza e Saúde em Ação, enfatizando atitudes de respeito e proteção da natureza e da manutenção da saúde.
O projeto conta com a parceria da Cooperlol e do Brejeiro, empresas também preocupadas com a preservação do meio ambiente. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal e da Coordenadoria de Educação.
Segundo a diretora Fabiana Veríssimo Prado, os alunos e professores estão muito incentivados com o projeto, fazendo a coleta de reciclados, a separação do lixo e em breve será montada a horta da escola, que está incluída no Projeto Reviva o Mestre e terá a participação dos alunos.
Mais no site: http://www.orlandiaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4906
Morro Agudo recebe lixo eletrônico
Pontualidade Premiada receberá lixos eletrônicos a partir de segunda-feira (16)
A Prefeitura de Morro Agudo, investindo cada vez mais na preservação do meio ambiente, inicia mais uma ação no Programa Pontualidade Premiada, a partir de segunda-feira (16). Os morroagudenses poderão o trocar lixo eletrônico por cupons. A cada quilo de material entregue será equivalente a um cupom.
Os materiais recebidos na sede da Pontualidade Premiada serão recolhidos e enviados para a empresa especializada Oxil, localizada em Paulínia, interior de São Paulo, que realizará a destinação final desses “e-lixos”, reduzindo o impacto danoso deles ao meio ambiente.
Hoje, parte importante desse lixo eletrônico se acumula sem qualquer controle em todo o Brasil. Essa prática traz, sobretudo, um impacto negativo ao meio ambiente e à saúde pública.
O contrato com a Oxil será, inicialmente, de seis meses. A empresa paulinense receberá gratuitamente os lixos eletrônicos, ficando sob sua responsabilidade o destino adequado desses objetos. O Governo Municipal terá a incumbência de fazer o transporte dos materiais. A primeira remessa será enviada no próximo dia 10 de junho, e fará parte das ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
Entenda quais materiais são considerados lixos eletrônicos
Aparelhos de ar condicionado; aparelhos de som; aparelhos de telefones celulares; aparelhos de telefonia fixo; caixas de som; calculadoras; carregadores de celulares; carregadores de pilhas; cartuchos de impressoras; CDs players e respectiva mídia; depuradores de ar; DVDs players e respectiva midia; forno de micro-ondas ; geladeiras, freezers, coolers, bebedouros, etc.; gravadores; impressoras; máquinas de escrever elétrica/eletrônica; máquinas fotográficas digitais; microcomputadores, notebooks, netbooks e equipamentos de categoria similar; modems; monitores; motores elétricos; mouses; MP3 / MP4 e assimilados; nobreak’s, estabilizadores, filtros de linha, etc.; placas de componentes e/ou periféricos eletrônicos e/ou de informática; rádios; reatores/inversores eletrônicos; relógios, rádios-relógio, etc.; scanners e equipamentos fotocopiadores; teclados; telefones, celulares, aparelhos de fax, aparelhos de telefonia, etc.; televisores; tonners; unidades de controle remoto; unidades de mídia removível, pendrives, discos rígidos, e outros do mesmo tipo; vídeos cassetes.
http://www.morroagudo.sp.gov.br/?secao=/noticias/noticias.asp&materia=1651
A Prefeitura de Morro Agudo, investindo cada vez mais na preservação do meio ambiente, inicia mais uma ação no Programa Pontualidade Premiada, a partir de segunda-feira (16). Os morroagudenses poderão o trocar lixo eletrônico por cupons. A cada quilo de material entregue será equivalente a um cupom.
Os materiais recebidos na sede da Pontualidade Premiada serão recolhidos e enviados para a empresa especializada Oxil, localizada em Paulínia, interior de São Paulo, que realizará a destinação final desses “e-lixos”, reduzindo o impacto danoso deles ao meio ambiente.
Hoje, parte importante desse lixo eletrônico se acumula sem qualquer controle em todo o Brasil. Essa prática traz, sobretudo, um impacto negativo ao meio ambiente e à saúde pública.
O contrato com a Oxil será, inicialmente, de seis meses. A empresa paulinense receberá gratuitamente os lixos eletrônicos, ficando sob sua responsabilidade o destino adequado desses objetos. O Governo Municipal terá a incumbência de fazer o transporte dos materiais. A primeira remessa será enviada no próximo dia 10 de junho, e fará parte das ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
Entenda quais materiais são considerados lixos eletrônicos
Aparelhos de ar condicionado; aparelhos de som; aparelhos de telefones celulares; aparelhos de telefonia fixo; caixas de som; calculadoras; carregadores de celulares; carregadores de pilhas; cartuchos de impressoras; CDs players e respectiva mídia; depuradores de ar; DVDs players e respectiva midia; forno de micro-ondas ; geladeiras, freezers, coolers, bebedouros, etc.; gravadores; impressoras; máquinas de escrever elétrica/eletrônica; máquinas fotográficas digitais; microcomputadores, notebooks, netbooks e equipamentos de categoria similar; modems; monitores; motores elétricos; mouses; MP3 / MP4 e assimilados; nobreak’s, estabilizadores, filtros de linha, etc.; placas de componentes e/ou periféricos eletrônicos e/ou de informática; rádios; reatores/inversores eletrônicos; relógios, rádios-relógio, etc.; scanners e equipamentos fotocopiadores; teclados; telefones, celulares, aparelhos de fax, aparelhos de telefonia, etc.; televisores; tonners; unidades de controle remoto; unidades de mídia removível, pendrives, discos rígidos, e outros do mesmo tipo; vídeos cassetes.
http://www.morroagudo.sp.gov.br/?secao=/noticias/noticias.asp&materia=1651
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Reviva o óleo : Seleciona os Concursos de 2011.
No dia 05 de maio de 2011, ocorreu nas dependências do BREJEIRO, a seleção das atividades propostas do Projeto Reviva o óleo de 2011 : Concurso Artístico com o Tema “Reciclagem” destinado a 3º série ou 4º ano do ensino fundamental I e Concurso de Redação com Tema o “ O Planeta na Era da Reciclagem” destinado de 5º a 7º série ou 6º a 8º ano do ensino fundamental II. Foram escolhidos um finalista por escola de cada modalidade e um finalista da cidade.
As cidades participantes dos Concursos foram: Barretos, Buritizal, Cravinhos, Morro Agudo, Guairá, Guará, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pontal e Santo Antônio da Alegria. Os alunos finalistas com seus respectivos professores receberão os prêmios no segundo semestre de 2011 e a publicação na revista do Brejolinho que ficará exposta no site do projeto.
A relação do resultado dos concursos encontra-se no site www.revivaooleo.com.br ,(a partir de 13/05/2011) nas Secretarias de Ensino Municipal e nas escolas participantes.
A gerente do Projeto Reviva o óleo, Sra. Michelle C. R. Miele agradece a participação dos 204 alunos, ao empenho dos 136 professores e de todo corpo docente envolvidos nas atividades propostas pelo projeto. Conto a participação de todos no Desafio do Brejolinho que ocorrerá em breve em cada cidade.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Palestra Alimentação Saudável
No dia 18 de Abril a escola EM Rotray Club de Barretos recebeu a Nutricionista Ana Claudia R. Lago juntamente com a equipe do Reviva o óleo, para orientações sobre alimentação saudável e correta utilização da fritura no dia a dia.
Está palestra faz parte do Projeto Reviva o óleo nas escolas de ensino infantil, para esclarecimentos junto aos pais para incorporação de habitos alimentares saudaveis desde a infância.
Marcadores:
18-04 Palestra Alimentação Saudavel em Barretos
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Reviva o óleo : Seleciona Projeto Reviva o Mestre 2011
Em 2010 o projeto Reviva o Mestre obteve um excelente resultado, além atingir o objetivo principal, despertar e valorizar as ações dos professores.
O Projeto Reviva o Mestre teve a participação das cidades de Buritizal, Guará Orlândia, Morro Agudo, Pontal , São José da Bela Vista onde encaminharam 10 planos de projetos ambientais onde obtivemos a participação de 38 professores e coordenadores. Na ultima quarta-feira (13/04) foi realizada a classificação dos projetos que receberão o apoio para aplicação durante o ano letivo .
Os planos classificados foram : “Contando Gotas da escola”EMEF Profª Dely G.P. de Oliveira, “A natureza e a Saúde em Ação” da escola EMEB Profª Alcinea Gouveia de Freitas de Orlândia, “Coleta Seletiva na escola: Alunos multiplicadores da Conscientização ambiental” da escola EMEB Eng. Agr. Urbano de A. Junqueira - I de Guará.
Na próxima semana será agendada a reunião de abertura dos projetos classificados. Em novembro/2011 está prevista a avaliação final para premiação do projeto finalista de 2011.
A gerente do Projeto Reviva o óleo, Sra. Michelle C.RMiele agradeceu a participação dos professores, coordenadores , como aos convidados que participaram da classificação . Acredita que as ações de 2011 serão ainda melhores que as realizadas no ano anterior..
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
Marcadores:
14-04 Seleção do Projeto Reviva o Mestre 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
REVIVA O ÓLEO : Leva para Camboriú-SC a equipe Finalista do Projeto Reviva o Mestre .
O projeto Reviva o Mestre foi elaborado para incentivar os professores na pratica de ações ambientais dentro da unidade escolar , trabalhando assim com temas relacionados à preservação do meio ambiente, aplicação da sustentabilidade e ao mesmo tempo, estimulação a participação dos alunos e familiares nas atividades. Realizando o projeto de forma criativa e sustentável.
Em 2010 foram inscritos 30 planos de projetos , sendo 13 classificados como Semi-finalistas na região, no qual receberam recursos para execução durante o ano. Na avaliação em Dezembro/10 foi classificado como projeto Finalista “Uso Racional de Energia” da escola EMEF Profª Dely Guarnieri Pereira de Oliveira de Morro Agudo.
Como reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os professores participantes foi oferecido um final de semana na Pousada Estrela Guia em Guaíra em Dezembro/10. (www.estrela-guia.com).
Na semana de 23 de Março/11 ocorreu a premiação ao Projeto Finalista, onde foi oferecido quatro dias no Balneário de Camboriú-SC.
Como gerente de Projetos do Brejeiro (Michelle): “ agradeço as prefeituras, secretarias pela colaboração e as professoras que fizeram a diferença através de suas ações. Em 2011 teremos novamente o Projeto Reviva o Mestre e outras atividades, entre no site www.revivaooleo.com.br e confira como participar.
Óleo de cozinha é vilão da natureza
Depois de fritar aqueles bolinhos, batatas ou ovos, entre tantos outros alimentos que passam pela frigideira, onde você deposita o óleo usado? O destino não pode ser a pia da cozinha, o vaso sanitário e nem o pátio de casa. Se for colocado nesses locais, o resíduo causa sérios prejuízos à natureza. Para se ter ideia, um litro de óleo descartado no lugar errado pode contaminar um milhão de litros de água.
Por isso, o caminho certo é a reutilização. Desde 2007, a prefeitura de Porto Alegre conta com um serviço de postos de coleta de óleo de fritura. No total, são 149 locais onde os moradores podem entregar garrafas e vidros contendo o material, que depois é recolhido por empresas e utilizado na fabricação de outros produtos.
Para mostrar o prejuízo quando o óleo é depositado no local errado e o benefício de quando ele segue o caminho certo, o Diário Gaúcho conversou com a engenheira química do DMLU e responsável pelo projeto Mariza Fernanda Power Reis. Confira e faça também a sua parte.
Prejuízo à saúde
Se você decidir reaproveitar o óleo de cozinha, saiba que a sua saúde corre perigo. A nutricionista Liana Silva Klagenberg alerta que o óleo, mesmo usado pela primeira vez, é bastante calórico. Ao ser aquecido, ele vira gordura trans, prejudicial ao organismo. Quanto mais vezes for aquecido, maior o dano.
– Essa gordura se acumula com mais facilidade nas artérias e também pode elevar os índices de colesterol – explica Liana.
DENISE WASKOW
Biodiesel BR - 11/04/2011
Por isso, o caminho certo é a reutilização. Desde 2007, a prefeitura de Porto Alegre conta com um serviço de postos de coleta de óleo de fritura. No total, são 149 locais onde os moradores podem entregar garrafas e vidros contendo o material, que depois é recolhido por empresas e utilizado na fabricação de outros produtos.
Para mostrar o prejuízo quando o óleo é depositado no local errado e o benefício de quando ele segue o caminho certo, o Diário Gaúcho conversou com a engenheira química do DMLU e responsável pelo projeto Mariza Fernanda Power Reis. Confira e faça também a sua parte.
Prejuízo à saúde
Se você decidir reaproveitar o óleo de cozinha, saiba que a sua saúde corre perigo. A nutricionista Liana Silva Klagenberg alerta que o óleo, mesmo usado pela primeira vez, é bastante calórico. Ao ser aquecido, ele vira gordura trans, prejudicial ao organismo. Quanto mais vezes for aquecido, maior o dano.
– Essa gordura se acumula com mais facilidade nas artérias e também pode elevar os índices de colesterol – explica Liana.
DENISE WASKOW
Biodiesel BR - 11/04/2011
Marcadores:
12-04 Óleo de cozinha é vilão da natureza
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Entrega Plano do Reviva o Mestre
No dia 30 de Março/2011 foi o dia agendado para entrega dos Planos do Projeto Reviva o Mestre 2011.
Recebemos 10 planos sendo das cidades de Buritizal, Guará, Orlândia, Pontal, São José da Bela Vista e Morro Agudo.
A seleção será realizada na semana de 12 de Abril/2011.
Recebemos 10 planos sendo das cidades de Buritizal, Guará, Orlândia, Pontal, São José da Bela Vista e Morro Agudo.
A seleção será realizada na semana de 12 de Abril/2011.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Finaliza as capacitações do Projeto Reviva o óleo 2011
No periodo de Fevereiro a Março /2011 ocorreu a capacitação dos Professores e Coordenadores para aplicação do Projeto Reviva o óleo na escola. Recebeu a visita as cidades:Barretos, Buritizal, Cravinhos,São José da Bela Vista, Guará,Morro Agudo e Pontal. As demais cidades receberam as informações por e-mail e esclarecimentos por telefone.
Neste ano o projeto apresentou algumas alterações na aplicação,além de fornecer todo material para informação no site do projeto (www.revivaooleo.com.br), também determinou um periodo de inscrições para as atividades , que finalizou no dia 25/03/2011.
Na realização do Desafio do Brejolinho, onde os alunos tem a tarefa de arrecadar óleo usado disponivel na cidade, terá como premiação um dia na Fazenda São Luiz (www.fazendasaoluiz.com) incluso alimentação e atividade de ecoturismo.
Quanto ao projeto Reviva o Mestre que foi um sucesso no ano anterior, teremos novamente a oportunidade de aplicação.
A cada ano o projeto investe em inovação e conta com apoio das Secretarias do Meio Ambiente municipal para aplicação da melhor forma no municipio.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Projeto Reviva o óleo : Capacita Professores para Educação Ambiental
O Brejeiro com o objetivo de dar continuidade no Projeto Reviva o Óleo em 2011 inicia as atividades realizando uma capacitação sobre Educação Ambiental nas cidades que possuem parceria, com apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação estão convidando os professores e coordenadores do Ensino Infantil, Fundamental I e II e Médio da rede municipal, particular e estadual.
O objetivo desta capacitação é a auxiliar e incentivar os professores na aplicação de praticas educacionais voltada para Educação Ambiental , reforçando atuação do Projeto Reviva o óleo .Está etapa será encerrada no final de Março/2011 .
Segundo a Gerente do Projeto Reviva o óleo , Sra. Michelle C.R.Miele, informou que o evento iniciou com a cidade de Cravinhos-SP , Barretos, Morro Agudo . Os professores e coordenadores demonstram interesse no tema e disposição para desenvolver as atividades do Reviva o óleo . Neste ano será necessário fazer a inscrição das atividades até o dia 25 de Março, todas as informações para aplicação das atividades nas escolas estarão disponíveis no site (www.revivaooleo.com.br) a partir do próximo mês. Espera continuar obtendo o sucesso na aplicação do Projeto nas escolas, assim como tiveram nos anos anteriores, os resultados para o meio ambiente já podem ser observados.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Reviva o óleo recebe prêmio Parceiro Verde
Em dezembro de 2010 mais uma vez a empresa Brejeiro através do Projeto Reviva o óleo recebeu do Ministério do Meio Ambiente do Estado de São Paulo o certificado parceiro verde. Recebeu a indicação através da Prefeitura Municipal de Orlândia e Ituverava.
Em 2009 o Projeto também foi contemplado com o prêmio e pelo segundo ano consecutivo recebeu o reconhecimento pela ação desenvolvida nos municipios do interior do estado.
Assinar:
Postagens (Atom)