sexta-feira, 8 de junho de 2012
A empresa Brejeiro junto ao Projeto Reviva o Óleo, esteve presente no ultimo dia 06 de junho na cidade de Paraíso SP na praça da Matriz com sua equipe realizando a conscientização sobre a importância do descarte correto de óleo usado e a tradicional troca de óleo usado por óleo de soja novo.
O evento teve por objetivo comemoração a semana do meio ambiente e conscientização da população para com a preservação do mesmo. Estiram presentes as escolas municipais, estaduais e secretaria do meio ambiente da cidade.
No total foram coletados cerca de 2.500 litros de óleo usados provenientes de frituras, recorde de coleta em evento realizado pelo projeto Reviva o Óleo.
O projeto tem orgulho em contribuir com a preservação do Meio ambiente, colaborar com a educação ambiental e desenvolver a conscientização na rede de ensino; com o descarte correto do óleo usado coletado sendo destinado a produção de Biodiesel bilhões de litros de água foram preservados.
Colabore você também com o Meio Ambiente, participe do Projeto Reviva o Óleo. Entre em contato pelo telefone: (16) 3820 5000, e-mail: revivaooleo@brejeiro.com.br ou site www.revivaooleo.com.br.
Projeto Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Brincando na Praça em Sales Oliveira
Em participação à comemoração ao aniversário da cidade de Sales Oliveira a empresa Brejeiro junto ao Projeto Reviva o Óleo participou no ultimo dia 22 de maio de 2012 do evento Brincando na Praça com muito sucesso.
No evento foram coletados cerca de 200 litros de óleo comestível usado levados pela população o que correspondem a milhões de litros de água preservados contribuindo com a preservação do nosso meio ambiente.
A organização do projeto agradece a participação de todos e comunica que em Breve haverá nova coleta na cidade de Sales Oliveira.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Projeto Reviva o Óleo e Fazenda Vista Alegre firmam parceria.
O Projeto Reviva o Óleo com o objetivo de inovar neste ano de 2012 firmou parceria com o hotel Fazenda Vista Alegre, local onde será realizado a premiação das equipes vencedoras do desafio do Brejolinho.
A fazenda possui varias opções de lazer e educação ambiental como: praticas agropecuárias, turismo rural, tirolesa, piscina, parede de escalada, jogos de campo, arvorismo, rapel, eskilona, falsa baiana, parquinho, museu, cachoeira e gincanas. Contando com a maior segurança e equipe treinada para atender os visitantes.
O passeio contará com almoço típico da fazenda e um delicioso café da tarde.
Para maiores informações sobre a fazenda acesse: www.vistaalegrefazendahotel.com.br
As inscrições para o desafio vão até dia 23/03/12, as escolas interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone: (16) 3820-5081.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.
Poda ou Condução?
Alguns acreditam que a prática da poda foi trazida ao Brasil pelos imigrantes
europeus, exclusivamente para árvores frutíferas (pereiras, macieiras, pessegueiros, etc.). Com o passar do tempo, a poda começou a ser aplicada também em relação às demais espécies.
Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem grandes erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada.
A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas conseqüências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.
Há um conceito de que a palavra poda se admite unicamente para as frutíferas, onde é realizada a poda de frutificação visando a maior e melhor produção de frutos.
Conceituado Engenheiro Florestal, Alexandre Barnewitz, IBAMA, Santa Maria/RS, não usa o termo “poda”, em se tratando de arborização urbana, emprega a expressão condução de árvores, apregoando a existência de três tipos de condução:
De formação: (para direcionar o desenvolvimento da copa, compatibilizando assim a árvore com os espaços e equipamentos urbanos). É importante fazer esta condução nos primeiros anos.
De Manutenção ou Limpeza: (são eliminados basicamente galhos senis ou secos, que perderam sua função na copa).
De Segurança: (Tem a finalidade de prevenir acidentes). É semelhante à de manutenção, com a diferença de ser praticada em galhos normalmente vitais.
Mesmo quando são respeitadas todas as exigências, a eliminação de grande volume de ramagem é danosa à planta, podendo conduzir o vegetal à exaustão e morte.
Não pode árvores pelo simples fato de podá-las, é desnecessário e, além disto, é um crime ambiental previsto no Art. 49 da Lei Federal nº. 9.605 de 12/02/1998.
Art. 49 - Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Parágrafo único - No crime culposo, a pena é de seis meses, ou multa.
Tenha o consentimento da árvore antes de podá-la!
As árvores são os únicos seres vivos que, permanentemente e espontaneamente, lutam contra o aquecimento global.
É imperdoável reduzir uma árvore a uma forma geométrica, arredondando a copa, por exemplo.
A árvore é uma árvore, não uma obra de arquitetura.
José Fernando Martinelli
Engenheiro Agrônomo
Especialista em Gestão Ambiental
Cooperar – Cooperativa do Trabalho dos Recicladores de Ituverava Iniciam Atividades Junto ao Projeto Reviva o óleo.
Com o objetivo de destinar para um fim ecologicamente correto o óleo usado proveniente de fritura coletado pela Cooperar, Adriana (presidente Cooperar) procurou a empresa Brejeiro para firmar parceria com o Projeto Reviva o Óleo, um projeto socioambiental cujo objetivo é coletar óleo usado proveniente de frituras destinando-o para o fim ecologicamente correto, evitando assim o entupimento das redes de esgoto e poluição das águas. Foi enviado á cooperativa um recipiente para armazenamento de 1.000L.Todo o óleo coletado pelo Projeto será destinado à produção de Biodiesel.
Esta iniciativa envolverá toda a sociedade de Ituverava, o óleo coletado usado será convertido em produtos BREJEIRO á Cooperar, já de inicio foram coletados 278 litros, estimasse que a coleta mensal seja de aproximadamente 1.000 litros evitando a contaminação de cerca de 1 bilhão de litros de água.
A BREJEIRO agradece á Cooperar pela parceria que muito contribuirá para o Meio Ambiente e qualidade de vida da sociedade.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
Projeto Reviva o óleo inicia 2012 com novidades em Guará
A preservação do meio ambiente se tornou uma preocupação mundial. Problemas com aquecimento global e poluição, já afetam muito os seres vivos e tem piorado a cada ano.
A empresa Brejeiro idealizou o Projeto (Re)viva o Óleo, visando garantir a preservação ambiental e desenvolve trabalhos educacionais e sociais e os tem desenvolvido em muitas cidades, com escolas, indústrias, empresas, usinas, estabelecimentos que possuem cozinhas e instituições que queiram participar.
Para 2012, o Projeto está com inovações na cidade de Guará, pois antes era desenvolvido somente nas escolas da rede municipal de ensino com a coleta do óleo usado e concursos de frases, desenhos, redações, etc e alguns estabelecimentos.
Na manhã de quinta-feira (08 de março de 2012), aconteceu uma reunião com a representante do Projeto Sonali de Oliveira Silva, juntamente com representantes da Agenda 21, Secretaria da Educação, Associação Comercial de Guará, Casa da Criança e estabelecimentos comerciais em Guará que utilizam o óleo de cozinha, foram apresentadas novas ações, cujo objetivo é despertar nos participantes interesse e a consciência em realizar o descarte correto do óleo vegetal usado produzido, proveniente de frituras.
O Projeto Reviva o Óleo desenvolverá neste ano também, além de Palestras, o Projeto Culinária: Brejeiro - Sabor Brasileiro para desenvolver para os pais e professores como uma forma alternativa de alimentação saudável e, também participará da Feira de Solidariedade em maio, na qual o óleo usado será coletado e então convertido em “4:1” (4 litros de óleo usado para 1 litro de óleo novo) em carta de crédito convertida a produtos Brejeiro destinados ao Fundo Social de Guará.
Quem pode participar:
Estabelecimentos comerciais: (bares, lanchonetes, restaurantes, salgaderias, choperias, supermercados, etc). Autônomos, Cooperativas: (reciclagem, associações, instituições), Indústrias: (usinas, indústrias em geral, refeitórios, empresas).
Vantagens ao participante:
- Todo óleo de cozinha gerado é coletado e destinado ao fim ecologicamente correto.
- Selo Ecoóleo.
- Certificado de preservação ao meio ambiente.
- Participação de premiação ao final do ano.
- Divulgação do nome ou empresa nos meios de comunicação e publicidades Brejeiro.
Interessados entrar em contato pelo Telefone: (16) 3820-5000 ou (16) 3820 -5081 / e-mail: revivaooleo@brejeiro.com.br
Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.
A empresa Brejeiro idealizou o Projeto (Re)viva o Óleo, visando garantir a preservação ambiental e desenvolve trabalhos educacionais e sociais e os tem desenvolvido em muitas cidades, com escolas, indústrias, empresas, usinas, estabelecimentos que possuem cozinhas e instituições que queiram participar.
Para 2012, o Projeto está com inovações na cidade de Guará, pois antes era desenvolvido somente nas escolas da rede municipal de ensino com a coleta do óleo usado e concursos de frases, desenhos, redações, etc e alguns estabelecimentos.
Na manhã de quinta-feira (08 de março de 2012), aconteceu uma reunião com a representante do Projeto Sonali de Oliveira Silva, juntamente com representantes da Agenda 21, Secretaria da Educação, Associação Comercial de Guará, Casa da Criança e estabelecimentos comerciais em Guará que utilizam o óleo de cozinha, foram apresentadas novas ações, cujo objetivo é despertar nos participantes interesse e a consciência em realizar o descarte correto do óleo vegetal usado produzido, proveniente de frituras.
O Projeto Reviva o Óleo desenvolverá neste ano também, além de Palestras, o Projeto Culinária: Brejeiro - Sabor Brasileiro para desenvolver para os pais e professores como uma forma alternativa de alimentação saudável e, também participará da Feira de Solidariedade em maio, na qual o óleo usado será coletado e então convertido em “4:1” (4 litros de óleo usado para 1 litro de óleo novo) em carta de crédito convertida a produtos Brejeiro destinados ao Fundo Social de Guará.
Quem pode participar:
Estabelecimentos comerciais: (bares, lanchonetes, restaurantes, salgaderias, choperias, supermercados, etc). Autônomos, Cooperativas: (reciclagem, associações, instituições), Indústrias: (usinas, indústrias em geral, refeitórios, empresas).
Vantagens ao participante:
- Todo óleo de cozinha gerado é coletado e destinado ao fim ecologicamente correto.
- Selo Ecoóleo.
- Certificado de preservação ao meio ambiente.
- Participação de premiação ao final do ano.
- Divulgação do nome ou empresa nos meios de comunicação e publicidades Brejeiro.
Interessados entrar em contato pelo Telefone: (16) 3820-5000 ou (16) 3820 -5081 / e-mail: revivaooleo@brejeiro.com.br
Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca e Cooperfran Iniciam Atividades Junto ao Projeto Reviva o óleo.
No dia 01 de Fevereiro de 2012 foi realizada reunião nas dependências da empresa Brejeiro – Orlândia com a presença do sr. Geraldo Luciano da Silva Filho, Gestor Administrativo da Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, Beatriz Madalena de Assunção, Adriana Ap. de Sousa Vieira, Tesoureira e Secretária da Cooperfran – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região e Sonali de Oliveira Silva da BREJEIRO, Responsável pelo Projeto Reviva Óleo.
A Pastoral e a Cooperfran juntas em parceria com o objetivo em preservar o meio ambiente e conscientizar a sociedade do quanto é importante a reciclagem do óleo usado proveniente de frituras, tiveram a iniciativa em aderir o Projeto Reviva o Óleo um projeto Ambiental e Social idealizado pela empresa BREJEIRO.
Para a realização das coletas e divulgação do Projeto, contarão com o apoio do Projeto Reviva o Óleo, Prefeitura Municipal de Franca, Secretaria do Meio Ambiente de Franca e Sabesp. Esta iniciativa envolverá toda a sociedade de Franca, envolvendo as escolas, instituições, a cooperativa e a pastoral, as coletas deverão ter inicio no próximo dia 15 de Fevereiro.
Todo o óleo coletado usado será convertido em produtos BREJEIRO á Cooperfran e Pastoral do Menor.
O Projeto Reviva o Óleo realizará as coletas na sede da Cooperfran, onde o óleo arrecadado será armazenado.
A BREJEIRO agradece á Cooperfran e Pastoral do Menor pela parceria que muito contribuirá para o Meio Ambiente e qualidade de vida da sociedade.
Reviva o Óleo – Atitude que preserva Vida.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
A POLÊMICA DA SACOLINHA PLÁSTICA.
O problema não está na sacolinha em si, mas no uso que fazemos dela. Quem não tem em sua casa mais sacolas do que consegue usar em um mês?
Substituir o problema pode até ser mais benéfico por se tratar de um material menos impactante, mas na verdade precisamos mudar o hábito de consumo, nós somos o problema e não a sacolinha.
Caso não forçarmos a mudança de hábito de consumo, a pura substituição da sacolinha não vai resolver o problema, aqui caro Anderson Nassif, entra a Educação Ambiental.
Mesmo em condições ideais de compostagem (ainda uma solução minoritária em todo o país), as misturas de amido de milho com poliéster alifático-aromático (usadas nas sacolas) se decompõem muito depressa inicialmente (gerando CO2 do efeito estufa), para depois se decomporem muito mais lentamente. E aí começam os problemas, pois aproximadamente metade da mistura é formada por um polímero originado do petróleo, que contem a substância, ácido tereftálico, com um anel aromático, de biodegradação muito mais lenta que a do amido, e cuja toxicidade no ambiente ainda não foi totalmente demonstrada.
No caso do amido de milho, embora biodegradabilidade seja sempre interessante, se tem notícias de que o governo mexicano deixou de recomendar plásticos feitos a partir do milho, depois que o preço deste alimento subiu às nuvens, jamais retornando ao patamar anterior.
As sacolas tradicionais aditivadas com pró-oxidantes (oxibiodegradáveis) também podem degradar-se rapidamente (biodegradando-se muito mais depressa que as sacolas convencionais), impedindo assim que se acumulem em bueiros ou em rios e oceanos. E não são feitas a partir de alimentos, mas com uma fração do petróleo (a nafta).
Talvez iremos pagar mais caro por um produto que mais deixa dúvidas que certezas na questão ambiental. Faça a sua escolha!
José Fernando Martinelli
Engenheiro Agrônomo
Especialista em Gestão Ambiental
Substituir o problema pode até ser mais benéfico por se tratar de um material menos impactante, mas na verdade precisamos mudar o hábito de consumo, nós somos o problema e não a sacolinha.
Caso não forçarmos a mudança de hábito de consumo, a pura substituição da sacolinha não vai resolver o problema, aqui caro Anderson Nassif, entra a Educação Ambiental.
Mesmo em condições ideais de compostagem (ainda uma solução minoritária em todo o país), as misturas de amido de milho com poliéster alifático-aromático (usadas nas sacolas) se decompõem muito depressa inicialmente (gerando CO2 do efeito estufa), para depois se decomporem muito mais lentamente. E aí começam os problemas, pois aproximadamente metade da mistura é formada por um polímero originado do petróleo, que contem a substância, ácido tereftálico, com um anel aromático, de biodegradação muito mais lenta que a do amido, e cuja toxicidade no ambiente ainda não foi totalmente demonstrada.
No caso do amido de milho, embora biodegradabilidade seja sempre interessante, se tem notícias de que o governo mexicano deixou de recomendar plásticos feitos a partir do milho, depois que o preço deste alimento subiu às nuvens, jamais retornando ao patamar anterior.
As sacolas tradicionais aditivadas com pró-oxidantes (oxibiodegradáveis) também podem degradar-se rapidamente (biodegradando-se muito mais depressa que as sacolas convencionais), impedindo assim que se acumulem em bueiros ou em rios e oceanos. E não são feitas a partir de alimentos, mas com uma fração do petróleo (a nafta).
Talvez iremos pagar mais caro por um produto que mais deixa dúvidas que certezas na questão ambiental. Faça a sua escolha!
José Fernando Martinelli
Engenheiro Agrônomo
Especialista em Gestão Ambiental
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Ação de Motivação e Ampliação de Pontos de Coleta.
1. Objetivo.
Despertar nos participantes o interesse e a consciência em realizar o descarte correto do óleo vegetal usado produzido, proveniente de frituras.
2. Quem pode participar.
Estabelecimentos comerciais: (bares, lanchonetes, restaurantes, salgaderias, choperias, supermercados, etc).
Autônomos: (Salgadeiras).
Cooperativas: (reciclagem, associações, instituições).
Industrias: (usinas, industrias em geral, refeitórios, empresas).
3. Vantagens ao participante.
Todo óleo de cozinha gerado é coletado e destinado ao fim ecologicamente correto.
Compra direta – o participante poderá realizar compras de produtos Brejeiro junto ao agendamento de coleta.
Desconto por participar do projeto reviva o óleo.
Selo ecooleo.
Certificado de preservação ao meio ambiente.
Participação de premiação ao final do ano.
Divulgação do nome ou empresa nos meios de comunicação e publicidades Brejeiro.
4. Premiação.
A cada coleta de óleo usado realizada, será entregue cupom de participação. Ao final de dezembro de 2012 / janeiro de 2013 serão sorteadas 03 cartas de credito no valor de R$ 500,00. Podendo ser retirada em produtos Brejeiro.
5. Regras.
Ser cadastrado e participante do Projeto Reviva o Óleo.
Coleta apenas de óleo vegetal usado, peneirado, proveniente de frituras. Não sendo aceito gordura animal.Um cupom a cada 24 litros de óleo usado coletado podendo ser somado ao montante retirado no ato da coleta.
Exemplo:
• Bombonas - 01 bombona 24L = 01 cupom / 01 bombona 48L = 02 cupons / 3 bombonas de 24L = 03 cupons.
• Garrafas Pets – 12 garrafas pets = 24L = 01 cupom / 60 garrafas pets = 120L = 05 cupons.
• IBC – 01 IBC completo = 1.000 L = 42 cupons / 01 IBC c/ 500L = 125 cupons.
Cadastros e Informações: (16)3820 5000 /e-mail:revivaooleo@brejeiro.com.br
"Reviva o Óleo. Atitude que Preserva Vida."
Projeto Reviva o Óleo inicia as atividades do ano de 2012 cheio de novidades.
O Projeto Reviva o Óleo, um projeto ambiental e social, idealizado pela empresa Brejeiro, inicia o ano de 2012 cheio de novidades, com varias atividades: premiações, cursos, gincanas, eventos e concursos. Continua a trabalhar em Prol do Meio Ambiente, com o objetivo de a cada dia conscientizar as pessoas do quanto é importante para o nosso Meio Ambiente a reciclagem do óleo usado proveniente de frituras.
Uma das novidades é que agora os bares, restaurantes, lanchonetes, empresas, cooperativas e usinas participantes do Projeto concorrem a uma premiação ao final do ano. Outra novidade é o curso de culinária e o incentivo aos professores a motivarem as crianças a participar do Desafio do Brejolinho.
As inscrições para as atividades do ano de 2012 vão de 30 de janeiro à 23 de março de 2012, através do site www.revivaooleo.com.br, e-mail: revivaooleo@brejeiro.com.br e telefone: (16) 3820-5081.
Para participar, tirar dúvidas e conhecer o Projeto Reviva o Óleo entre em contato, todos podem participar.
Atividades 2012:
• Concurso Cultural
• Desafio Brejolinho : Atitude Solidária
• Projeto Culinária: Brejeiro. Sabor Brasileiro
• Tendas
• Palestras Divulgação
"Agrademos a participação de todos parceiros que contribuíram com o Projeto durante esses anos.”
Reviva o Óleo. Atitude que preserva vida.
Assinar:
Postagens (Atom)